1.1 Conceitos Básicos
Arquitetura e organização de computadores são dois
conceitos fundamentais no estudo dos sistemas de computação.
Arquitetura:
Refere-se aos atributos do ponto de vista do programador e, portanto, tem
impacto direto sobre a execução lógica de um programa.
Organização: Refere-se
às unidades operacionais e suas interconexões.
Desta forma, uma mesma arquitetura pode ser implementada
por meio de diferentes organizações.
Funções básicas de um computador:
✔ Processamento
de dados;
✔ Armazenamento
de dados;
✔ Transferência
de dados;
✔ Controle.
Para desempenhar as funções o computador precisa executar
um conjunto de instruções (programa).
Os computadores que conhecemos são baseados no conceito
de programa armazenado, introduzido por Von-Neumann.
As instruções do programa e os dados são armazenados em
uma memória, de forma que a alteração de um programa consiste na alteração de
um endereço de memória.
O ciclo de execução de cada uma das instruções de um
programa é dividido em 07 estados:
1.
Cálculo do endereço de instrução;
2.
Busca da instrução (Instruction Fetch);
3.
Decodificação da instrução;
4.
Cálculo do endereço do operando;
5.
Busca do operando (Operand Fetch);
6.
Execução da operação;
7.
Armazenamento do resultado.
No entanto, os computadores modernos utilizam o conceito
de interrupção para diminuir o tempo de ociosidade dos processadores, o ciclo
de execução das instruções ganha mais alguns estados.
As classes mais comuns de interrupção são:
✔ Interrupções
de software;
✔ Interrupção
de relógio;
✔ Interrupção
de E/S;
✔ Falha
de hardware.
A estrutura básica de um computador é composta 04
componentes:
1.
Unidade central de processamento (CPU);
2.
Memória principal;
3.
Dispositivos de E/S;
4.
Sistemas de interconexão.
Cada componente possui
subdivisões. A CPU, por exemplo, possui 04 subdivisões:
1.1
Unidade de controle;
1.2
Unidade lógica e aritmética (ALU);
1.3
Registradores;
1.4
Interconexões da CPU.
Falaremos sobre cada um deles
mais adiante.
Para interconectar dois ou mais dispositivos em um
sistema são utilizados os chamados barramentos.
Os barramentos são compostos por linhas que podem ser:
✔ Dados;
✔ Endereço
ou;
✔ Controle.
Os barramentos de controle podem ser utilizados para
controlar direito de leitura ou escrita em memória ou E/S, interrupções,
confirmações, relógio e reset.
O projeto dos barramentos que compõe um sistema é de
grande importância no desempenho do sistema. 05 Pontos importantes no projeto
de barramento:
1.
Tipo – dedicado ou multiplexado;
2.
Método de arbitração – Centralizado ou
Distribuído;
3.
Temporização - Síncrona ou Assíncrona;
4.
Largura – número de linhas;
5.
Tipo de transferência – Leitura, escrita,
escrita/modificação/escrita, escrita/leitura, em bloco.
Para aumentar o desempenho do sistema, os barramentos são
organizados de maneira hierárquica, de forma a isolar o tráfego de dados entre
CPU e memória do tráfego proveniente de operações de E/S. Os chamados
barramentos de expansão proporcionam maior flexibilidade ao sistema (ex.SCSI),enquanto
os barramentos de alta velocidade são utilizados para dispositivos de alta
capacidade (ex. FireWire).
Fonte: www.candidatoreal.com.br
Próximo post: 1.2. Estrutura e funcionamento da CPU.
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como e feita a medida de desempenho dos computadores de uso geral? não achei no seu texto.
ResponderExcluircomo e feita a medida de desempenho dos computadores de uso geral? não achei no seu texto.
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