segunda-feira, 12 de março de 2012

Tecnerd: Criar APP Iphone sem usar um MAC - Parte II

Olá pessoal!

Espero que tenham tido um ótimo final de semana :-).

O post de hoje será totalmente aproveitado do blog.dmatoso.com, pois infelizmente não pude testar a parte de publicação da aplicação, visto que, é obrigatório ter conta de developer na Apple. Como não farei tal investimento agora, vamos seguir os passos do Douglas (espero que ele não se importe).




Instalando os certificados

Esta etapa é a mais complexa do processo, mas precisa ser feita apenas uma vez. Aqui nós vamos instalar os certificados que vão permitir ao Marmalade relacionar os aplicativos gerados com a sua conta de desenvolvedor na Apple.
Visite http://developer.apple.com/membercenter e faça o login na sua conta de desenvolvedor e clique em “iOS Provisioning Portal”.


Enquanto isso execute a ferramenta “iPhone Signing Request Tool” (Iniciar > Programas > Marmalade > 5.1 > Tools > Marmalade iPhone Signing Request). Esta ferramenta vai gerar um arquivo .csr que vai ser usado no site da Apple.  O primeiro campo é onde o arquivo resultante será salvo, o segundo fica “developer_identity.key”, o terceiro e quarto campos devem ser preenchidos com seu nome (primeiro e último) e email exatamente como estão cadastrados na Apple.


Clique em “Run“.
Com o arquivo .csr gerado, volte ao “iOS Provisioning Portal” e clique em “Certificates“. Clique no botão “Request Certificate“.



No campo “Selecionar arquivo” (ou Browse) escolha o arquivo .csr que foi gerado e clique em “Submit“.
De volta à tela “Certificates” clique no link “*If you do not have the WWDR intermediate certificate installed, click here to download now.” para baixar o arquivo “AppleWWDRCA.cer“.
download WWDR





Salve o arquivo na pasta “C:\Marmalade\5.1\s3e\deploy\plugins\iphone\certificates” (ou a pasta equivalente na sua instalação do Marmalade).
Mais uma vez, na tela “Certificates“, clique no botão “Download” ao lado do seu nome. (Se aparece seu nome, mas não o botão de download, atualize a página que o botão aparece.)
imagem
Você vai baixar o arquivo “developer_identity.cer“. Salve-o também na pasta “C:\Marmalade\5.1\s3e\deploy\plugins\iphone\certificates

Registrando seu aparelho

Para poder rodar a aplicação no seu iPod/iPhone é preciso registrá-lo na sua conta de desenvolvedor.
De volta ao  ”iOS Provisioning Portal” clique em “Devices” e depois no botão “Add Devices“.
adicionando o device

Na próxima tela você vai precisar informar um nome para identificar o aparelho e o seu “Device ID”. Você pode descobrir este ID no iTunes, estando com seu aparelho conectado. Na tela abaixo, clique em “Número de Série“. Ele vai mudar para “Identific. (UDID)“. Aperte Ctrl+C para copiar o ID.
vendo o UDID do aparelho
Preencha os dois campos e clique em “Submit“.


App ID e Provisioning

Estamos quase lá! Mais um passo para poder rodar nosso app no aparelho.
No  ”iOS Provisioning Portal” clique agora em “App IDs” e depois no botão “New App ID“.
novo App ID

Preencha os campos. Em “Description” coloque uma descrição de sua preferência e em “Bundle Identifier” crie um identificador para seu app. Se quiser usar o mesmo App ID para mais de um app, você pode terminar esse identificador com um * (asterisco), como eu fiz no exemplo:
imagem
Clique em “Submit“.
Agora clique em “Provisioning” e depois, “New Profile“. Preencha um nome para o perfil, e nos outros campos escolha o certficado, o App ID, e o dispositivo que configuramos nos passos anteriores, como na imagem:
provisioning
Clique em “Submit“.
De volta na tela que lista os perfis, clique no botão “Download” em frente ao perfil que acabou de criar.
Nota: Se o botão não aparece e o status está como “Pending“, atualize a página até que o status fique como “Active“.
download provisioning
Você vai baixar um arquivo .mobileprovision. Abra o iTunes e vá em Arquivo > Adicionar Arquivo à Biblioteca… Escolha o arquivo .mobileprovision que você baixou e clique “Abrir“. Parece que nada aconteceu, mas acredite, este passo é necessário.
Feche o iTunes e o execute novamente.


Instalando nosso game

Após todo esse trâmite, agora é só alegria. Vamos rodar nosso game no aparelho.
Abra novamente o projeto no Visual C++ e escolha a configuração “GCC (ARM) Release” e clique em Start (F5).
compilando GCC ARM

Após a compilação o próprio Visual C++ vai executar o “Marmalade System Deployment Tool“. Na primeira tela escolha “ARM GCC Release” e clique “Next >”
Marmalade System Deployment Tool

Na tela seguinte não precisa mudar nada. Clique “Next >”.
Na tela “Choose Platform(s)…” escolha “iOS (iPhone, iPad, iPod)“. Clique “Next >”.

escolha a plataforma
Nas duas telas seguintes você entra com dados do aplicativo. Para testes pode deixar as duas como estão.
Na última tela (foto abaixo) eu geralmente escolho “Package and Install“, pois assim ele gera o arquivo IPA e já instala no iTunes.

package and install

Clique em “Deploy All“. Se tudo deu certo ele vai abrir o iTunes com seu jogo já instalado lá em “Aplicativos“.
Se o iTunes não abriu, você pode navegar na pasta do seu projeto, e ir em “\build_meu jogo 2d_vc10\deployments\default\iphone\release” e dar um duplo-clique no arquivo “algumacoisa.ipa“.

app no iTunes
Agora basta sincronizar o seu iPod/iPhone e o aplicativo será instalado no aparelho.
app no iPod
OBS.: Deixei o ícone padrão do Marmalade, mas obviamente ele pode ser alterado.



Retirado do blog: http://blog.dmatoso.com/2011/09/app-iphone-sem-mac/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!


Espaço destinado às novidades sobre o mundo da tecnologia, experiências (idéias, protótipos, soluções, dentre outros), jogos e principalmente materiais de TI (apostilas, artigos, projetos, provas, etc).

A maioria do material postado aqui será de tutoriais garimpados ou comprados na net, e terá um toque feminino (o meu, é claro :-D), mas podem ficar tranquilos, todos terão os devidos créditos.


Viu algum material seu e não teve crédito? Avise!!! "Creditarei" com o maior prazer.