sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Sistemas Operacionais: Multiprogramação

Sistemas Operacionais:

Conceitos Básicos

Multiprogramação

 A multiprogramação torna mais eficiente o aproveitamento dos recursos do computador. Isso é conseguido por meio da execução simultânea de vários programas. Em um sistema multiprogramado diversos programas são mantidos na memória ao mesmo tempo.

A idéia da multiprogramação é aproveitar o tempo ocioso do processador
durante as operações de entrada e saída, ou seja, enquanto o periférico executa o comando enviado, o sistema operacional inicia a execução de outro programa. Isso faz com que exista uma maximização do uso do processador e da memória. Em um ambiente monoprogramado, o processador ficaria parado durante a realização do acesso a um periférico.


http://moduloalunointegrado.blogspot.com/2010/10/modulo-iii-introducao-do-modulo-de-so.html

Através da execução “simultânea” de vários programas, a multiprogramação torna mais eficiente o aproveitamento dos recursos do computador, tais como: tempo do processador, espaço de memória, etc. Na realidade a execução é feita de forma concorrente (máquinas monoprocessadas). Em um sistema multiprogramado vários programas são mantidos na memória ao mesmo tempo.

O que acontece em um sistema multiprogramado quando uma chamada de sistema é solicitada por algum processo? 
Basicamente, o escalonador interrompe o processo que executou a chamada de sistema e escolhe outro da fila de apto para utilizar a CPU.

Os seguintes conceitos são necessários para implementar o conceito de multiprogramação:

Processos
Interrupção
Proteção entre processos.

Fonte: www.canditatoreal.com.br
http://sites.google.com/site/jmlaine/so


Próximo tema: Processos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sejam bem vindos!


Espaço destinado às novidades sobre o mundo da tecnologia, experiências (idéias, protótipos, soluções, dentre outros), jogos e principalmente materiais de TI (apostilas, artigos, projetos, provas, etc).

A maioria do material postado aqui será de tutoriais garimpados ou comprados na net, e terá um toque feminino (o meu, é claro :-D), mas podem ficar tranquilos, todos terão os devidos créditos.


Viu algum material seu e não teve crédito? Avise!!! "Creditarei" com o maior prazer.